sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Um Pouco de História

Sandra Harabagi, nascida em São Paulo na capital, Mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em 1991 criou a disciplina 'Laboratório de Criação' para os Cursos Superiores de Moda no Brasil.
Hoje se pode dizer que, Sandra Harabagi faz parte da História dos Cursos de Moda no Brasil,

Iniciou sua pesquisa em Moda quando ministrava a disciplina 'Desenho de Observação', no curso de ‘Bacharelado em Desenho’, na Faculdade Santa Marcelina, desde 1985.
A partir de 1987 participou ativamente da formação do Curso de 'Bacharelado em Desenho de Moda' com equipe formada pela criadora e coordenadora do curso,Vera Lígia P. Gilbert, uma das precursoras do ensino de Desenho de Moda no Brasil. Já ministrava aí as disciplinas ‘Desenho de Observação I e II’, também no curso recém criado.
Foi pesquisando e analisando a Moda Brasileira, em relação à criação e aos criadores da Moda Internacional que Sandra Harabagi começou a perceber que seria fundamental criar uma disciplina para os novos cursos de Moda, para que pudesse trabalhar ‘processos de criação’, o seu objetivo, como educadora, era formar ‘Criadores de Moda’ e não ‘Copiadores de Moda’ - o Brasil carregava na época o estigma de um dos maiores ‘copiadores da Moda Internacional’. Assim surgiu a idéia de preparar seus alunos individualmente, para criar uma roupa com um novo conceito, aliar Arte e Moda, a criação de uma ‘Art Wear’. Estas roupas, foram mostradas com uma apresentação de performance / desfiles, vestidas pelos próprios alunos, causaram grande surpresa e impacto na faculdade; após o evento ela apresentou a proposta de criação da disciplina ‘Laboratório de Criação’, aceita por Vera Lígia P. Gilbert, coordenadora do curso, para integrar a grade curricular do Curso de Desenho de Moda da Faculdade Santa Marcelina; posteriormente aprovada pelo Ministério da Educação. Foi nesta pesquisa que Sandra Harabagi conseguiu ‘prospectar’ a importância da disciplina como base para a formação do aluno dos cursos de Moda no Brasil.
Em 1991 foi convidada pela coordenadora do Curso de Moda da Universidade Anhembi Morumbi para implantar a disciplina ‘Laboratório de Criação’, Wandy Cavalheiro, também uma das precursoras dos cursos de Moda no Brasil. Foi professora desta Universidade para o Curso Negócios da Moda até junho de 2008 sempre trabalhando com disciplinas voltadas a Processos de Criação. Em 1994 foi convidada para implantar a disciplina ‘Laboratório de Criação’ no curso de Moda da Universidade Paulista, UNIP.
Em 2001 iniciou sua participação na formação do Curso Seqüencial de Moda da Fundação Armando Alvares Penteado, FAAP, ministrando as disciplinas Estilo I, II, III, IV, fazendo a orientação e coordenação dos trabalhos de conclusão de curso até 2006. Em 2005 foi convidada para criar, planejar, montar e coordenar o curso de Pós-Graduação:- ‘Direção de Criação em Moda’,FAAP; parceria com o ‘Instituto Brasil de Arte e Moda’. No curso, pioneiro no Brasil, ministrou as disciplinas Processos de Criação I, II, III, fez a orientação do trabalho individual dos pós-graduandos, requisito para a conclusão do curso e banca de avaliação final, bem como a curadoria da exposição resultante do conjunto dos trabalhos. A primeira turma desta Pós-Graduação concluiu seus trabalhos em dezembro de 2006, com a exposição ‘Percurso 2006’, realizada no Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP. Com curadoria de Sandra houve a apresentação dos trabalhos individuais de:- Andréa Shostak, Carolina Marinho, Celaine Refosco, Cinthia Luna, Daniela Melo, Flávia Ferraz, Michelle Machado e Tatiane Pedó. Em 2007 iniciou sua participação no Curso de Graduação em Moda da FAAP ministrando as disciplinas ‘Meios de Representação Tridimensional’ e ‘Estilo’.
Sandra Harabagi, é convidada para ministrar workshops, cursos de especialização e pós-graduação em várias faculdades de Moda no Brasil e na América Latina, sempre que possível os aceita, procurando enfatizar a consciência da importância dos processos criativos e introduzindo sua metodologia nos Laboratórios de Processos de Criação, faz consultoria na área de Criação em Moda.
O elogiado trabalho de Sandra Harabagi, se reflete e é reconhecido no ensino de Moda no Brasil e pelo mercado de Moda Brasileiro por ter participado e contribuído na formação de importantes criadores de Moda, profissionais que hoje se destacam atuando na indústria da Moda Brasileira, ou com suas próprias marcas, como:- Adriana Barra, Andréa Shostak, Andréa Donato, Andréa Simone, Aline Prado Costa, Alexandre Herchcovitch, Brenda Vidal, Catarina Gushiken, Celaine Refosco, Cínara Di Ciommo, Cinthia Luna, Charmene de Cara, Daniela Melo, Dudu Bertholini, Eduardo Inagaki, Érica Ikezili, Emilene Galende, Fábia Bercsek, Fábio Andreoni, Fernanda Yamamoto, Flávia Ferraz, Giselle Nasser, Igor Bezerra de Barros, Jefferson de Assis, Cristina Medina, Karlla Girotto, Lívia Rigatto Berwanger, Luciana Vicente, Lourenço Merlino, Icárius de Menezes, IanireSoraluze, Mariana Rocha, Michele Machado, Monayna Pinheiro, Patrícia Cagno, Priscilla Darolt, Renata Bianchini, Renata Paternostro, Rita Comparato, Simone Etiki, Tânia Márcia Batissaco, Taís Losso, Tatiani Pedó, Thaís França, Thaysa Ajaj, Vinícius Campion, Wilson Raniere e ainda muitos, mais. Há ainda os não menos importantes incontáveis anônimos, que hoje participam ativamente das equipes de criação de grandes marcas como estilistas, coordenadores de moda, gerentes de produto, produtores de moda, jornalistas de moda, etc.
Nestes vinte e um anos de trabalho nos cursos de Moda, seria impossível listar quantos alunos passaram por suas aulas e orientações, pela experiência de assimilar um processo de criação inovador em uma filosofia de trabalho que cria um hábito cotidiano de criação apresentando e comprovando que sempre é possível ‘criar’ e ‘descobrir uma assinatura’, ‘uma identidade’, para em um espaço pequeno de tempo vir a se destacar como um ‘Criador de Moda’, um ‘Estilista’, um ‘Diretor de Criação’ ou ainda como profissional em qualquer uma das áreas oferecidas pelo Mercado da Moda Nacional e Internacional.

Hoje existem inúmeras faculdades de Moda no Brasil que adotaram e incluíram esta disciplina nos seus currículos, não com os mesmos objetivos, com o mesmo conteúdo e com a mesma forma de desenvolvimento do programa, mas com indiscutíveis semelhanças à criada em 1991 por Harabagi. Entretanto, a disciplina ministrada por ela, tem caráter mutante e contínuo, como o processo de criação, sempre em aberto, jamais se repetindo: Os exercícios são criados e desenvolvidos de acordo com a realidade de cada aluno, de cada classe, de cada curso e em relação a todos os aspectos que influenciam os processos de criação em Moda no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário: